terça-feira, 4 de março de 2014

Lançamento: Poncho Beer: Poncho IPA / Hard Rock - American IPA

Provando que o Brasil não começa até depois do Carnaval. Estamos aqui na terça-feira de Carnaval para lançar a primeira Beer de 2014.
Não poderia ser diferente, não poderíamos voltar de outra maneira se não fosse com uma Beer sensacional.
A Poncho Beer orgulhosamente apresenta sua interpretação de um dos estilos mais revisitados de cerveja durante os últimos anos. As American IPAs não só são uma dos estilos mais consumidos no mundo, como é também um marco na revolução cervejeira americana dos anos 90.
Por isso o desafio não foi apenas fazer uma IPA boa, mas sim uma IPA de destaque para ser tomada no Calor do Brasil e especialmente para nosso carnaval.

A Beer: 

American Inda Pale Ale é um dos estilos mais populares entre entusiastas, beer geeks, cervejeiros e biere connoisseus (ou assim auto-intitulados) pelo mundo afora. No entanto não é um estilo que agrada a todos e tão pouco é um estilo de consumo em massa. Com (em média) um teor de álcool acima de 8,5% ABV, a fazer o "4" com as pernas já é um desafio após os primeiros pints, mas talvez o maior incriminador de uma IPA seja seu amargor.
Gargantas ardentes sempre pedem por mais. Não é o título de um filme pornô e sim uma síntese do estilo. As Ipas Americana tomam emprestado a caraterística da escola inglesa e aposta na refrescância por meio do final seco e amargo de suas cervejas. As americanas ainda apostam em suas famílias de lúpulos peculiares para agregar um sabor cítrico que que aumenta a percepção de "secura" da cerveja, sempre pedindo mais um gole.
O estilo americano ainda leva ao extremo a brincadeira de adicionar lúpulo a um extremo que nunca foi visto antes na cultura cervejeira. Disso surgiram diversas técnicas de lupulagem de cervejas e o aprimoramento de algumas já consolidas. Alguns exemplos do estilo estão 90 min IPA da Doghead Fish, Odell Ipa, Punk Ipa da BrewDog, Pliny The Elder da Russian River, Sculpín da Ballast Point, Stone Ipa e outras.

Certeza que a maioria ai é American IPA
 O Rock: 

A história da IPA na América, não é diferente da história do Rock n Roll. Até começo dos anos 70 a maioria das bandas apresentadas em rádios, shows e na televisão eram bandas inglesas. Rolling Stones, Beatles, Led Zeppellin, The Who e outros, dominaram as paradas americanas por mais de uma década. Foi a explosão do rock n roll e o nascimento de uma dúzia de outros estilos que poderíamos perder horas aqui discutindo suas vertentes e definições.
Mas o que interessa mesmo é quando isso iria acabar ? Quando o USA iriam bater o pé e declarar independência dentro do rock. Isso aconteceu em 1973 com o lançamento de Montrose, o álbum com o mesmo nome da Banda introduzia Sammy Hagar a luz do dia e quebrava com uma década de dominância inglesa sobre o rock n roll/hard rock americano. Assim  como o lúpulo Cascade e a Liberty Ale da Anchor Steam estão para as Ipas Americanas, Montrose, abriu caminho para bandas como Aerosmith e KISS.

Ah os anos 70 ... 
Nossa interpretação do estilo vem com uma formação bem clássica para o estilo, mas sem faltar com a ousadia. Um baterista, 2 guitarras, 1 baixo e 1 "frontman" (que faz calcinhas caírem ao chão quando ele canta...), traduzindo isso para termos cervejeiros, temos um fermento seco inglês com grande poder de atenuação que confere o caráter seco a Beer, na lista de malte a base fica com o Maris Otter enquanto o malte Biscuit dá um pouco mais de corpo e sabor de malte, Nos lúpulos temos dobradinhas de americanas Simcoe e Centennial e nossa "Frontman" Citra. Abusando de algumas técnicas de lupulagem focamos no final da fervura para manter os sabores e aromas destes ótimos lúpulos. Após o  final da fermentação ainda usamos técnicas de lupulagem para aroma com o Dry Hop e ao  passar a Beer para o Keg mais uma adição de lúpulos foi feita. 

Duvido que sirvam cerveja assim no bloco que você vai no carnaval ... 
Poncho IPA

Após quase um mês de maturação, o resultado não poderia ser outro. Uma cerveja com destaque para o lúpulo, o aroma toma conta do ambiente com notas cítricas doces: manga, maracujá, acerola. O sabor não vêm atrás, o gosto do malte balanceia o amargor no começo do gole, mas os sabores librados ao final não deixam dúvidas é uma americana de corpo e lúpulo. A cor é um laranja amarelado atraente, a cerveja é turva e com alguns resquícios do lúpulo do dry hop. A espuma é densa e a carbonatação é média para alta dentro do estilo.

Perfil da Beer:  Hard Rock / Poncho IPA
Estilo: American India Pale Ale
ABV: 5,9%
IBU: ~60


Uma cerveja marcante, do começo ao fim. Do primeiro gole até o último é uma cerveja para curtir o carnaval fantasiado de KISS, cantando Shout It Out Loud. Vai te fazer esquecer do calor, mas não de pegar mais uma.
Em breve mais uma cerveja colaborativa para abalar as estruturas do rock psicodélico.
Aguardem ....

Abraços do Beer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário