domingo, 23 de junho de 2013

Como tudo começou ? O porquê de se fazer cerveja em casa ...

Por onde começar se não pelo começo ?
Meu primeiro contato com cervejas "premium" ou "especiais" se deu cerca de 4 anos atrás, quando realizei que investir um pouco mais em qualidade em detrimento a quantidade. Nem sempre essa escolha era fácil e por um bom tempo cervejas especias eram esporádicas em minha vida. Mas a curiosidade foi sempre falando mais alto e me levando a experimentar novos rótulos e estilos, aos poucos deixando para trás as antigas pilsnens nacionais que por tanto tempo me acompanharam.
Quero deixar claro que não desmereço as cervejas que por tanto tempo me acompanharam e os bons momentos (alguns que eu nem me lembro =P) que me proporcionaram.

Minha evolução de paladar foi se dando de forma gradual e progressiva, mas se intensificou quando comecei a me interessar por novos estilos e pela história de cada cerveja. Com um pouco mais de conhecimento sobre o assunto e a facilidade que novos rótulos começaram a as prateleiras de supermercados a preços mais acessíveis, comecei uma viagem sem volta pelo mundo de cervejarias, rótulos, estilos e histórias.

Conhecer quais cervejas mais me agradavam, despertou um profundo senso de satisfação. Procurei então a entrar em contato com o cenário nacional da cerveja. Logo fui apresentado as cervejas artesanais, ai que a brincadeira ficou interessante. Com isso comecei a pesquisar sobre técnicas e processos de "manufaturar" cerveja em minha própria casa com um equipamento reduzido em um investimento razoável. Mesmo convencido de que esta era uma ótima ideia fui atrás de mais informações e possibilidades de cursos e formas de aprendizado. Assim antes de adquirir meu próprio equipamento eu já avia acompanhado duas brassagens e entrado em contato com a matéria-prima, com equipamentos e pessoas que conheciam o mundo que eu estava entrando. E o principal, eu já sabia o que eu queria "desenvolver uma cerveja que eu tivesse prazer em tomar e dividir com meus amigos".

Neste espírito no final de março de 2013 comecei a comprar meu equipamento, entre ele estavam, uma pequena panela "espagueteira" de 7,5L, algumas peças de conexões, uma bombinha de aquário e algumas rolhas. literalmente o equipamento mais básico possível para se fazer cerveja (de verdade) que uma pessoa pode precisar.
Fiz mais um investimento em pequenos utensílios básicos como iodo, pipeta, um limpador de garrafas , mangueiras e outros. Testei tudo com água e estava pronto para ir... calma ainda não, este é a parte, digamos, "científica" de se fazer cerveja no entanto ainda faltava a outra parte.

Dizem que cerveja artesanal é parte ciência e parte arte. Descobri o quanto isso é verdade.
A elaboração de uma recita não é tarefa das mais fáceis para um inciante no assunto. Mais um tanto de estudo seria necessário, e lá fui eu me enfiar em mais literatura sobre o assunto...
Com o equipamento em mãos e uma vontade de fazer cerveja, resolvi aprender mais sobre a parte científica e operacional da forma mais simples e segura. Comprei um kit simples para 20L de Blond Ale (single malt, single hop) muito usado por iniciantes e comecei a me aventurar no processo cervejeiro...



Nos próximos posts,  conto mais como vão acontecendo as Brassagens, conduzirei degustações e avaliações e notificarei a todos de como conseguir seu exemplar da minha Beer ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário