quinta-feira, 4 de julho de 2013

Lançamento: Poncho Rock Beer - Glam Ale

   A espera finalmente acabou. Cervejaria Monteiro orgulhosamente apresenta a Primeira Receita da Poncho Rock Beer. Após as primerias experimentações com técnicas de brassagens e processos de fabricação, as Beers formam tomando forma e amadurecendo em sabor e aroma, mas foi só depois do domínio da técnica do Dry Hop, que esta Beer demonstrou ter personalidade suficiente para usar o Poncho sagrado sobre seus ombros e representar nossa marca.

Logo Finalizado e Colado nas Garrafas
O que acharam ?? 


A Beer e seu Rock :
   A Glam Ale é uma cerveja de cor vermelha acobreada que chama a atenção nas mesas por onde passa. A cerveja possui um caráter de lúpulos inglês/americano dançando entre o picante e o cítrico como muitas bandas famosas de Rock experimentaram durante o final dos 60's e 70's. Seu estilo (American Amber Ale) é representado por cervejas como Brew Dog 5 a.m Saint, Anderson Valley Boont Amber e a brasileira Rasen Amber Ale. A American Amber Ale apresenta uma sensação equilibrada entre o amargo do lúpulo e o caramelo do malte, os lúpulos são destaque tanto no ofato quanto paladar.

A denominação de Glam Rock vêm da "Pompa" que era marca registrada do estilo, era uma época de extravagância que contava com cílios postiços, muita purpurinas, saltos altos, baton, muito pó branco (dos dois tipos), lantejoulas, paetês e trajes elétricos por parte dos integrantes das bandas. Eram os tempos da androginia e do glamour e suas músicas agitadas de rock n’ roll esbanjavam energia sexual. As principais bandas e representantes dos estilo são Queen, Elthon John, The New York Dolls, The Runnaways e Alice Cooper, no Brasil encontramos Secos e Molhados e Tutti Frutti encorpando o movimento.

Esse estilo de cerveja Harmoniza bem com pratos principais mais encorpados, indo bem tanto com carnes vermelhas e brancas. O que possibilitando uma grande variedade de opções.
Por estarmos no inverno eu escolhi o que eu tinha a mão. A sobra de um Lagarto no molho de Cebola que tivemos para o almoço virou um Creme de Cebola e Pedaços Desfiados de Carne, para acompanhamento escolhi Pão Italiano e Pão Australiano.

UHNNNN ...

Degustação e Harmonização: 

Vamos então a Degustação da Cerveja ... Preparei um copo em formato de Pint, bem limpo e seco. E deixei a Garrafa de Glam Ale a uma temperatura entre 7º e 12º, para poder aproveitar bem com a sopa quente.
A primeira impressão ao abrir, a linda garrafa adesivada no estilo flip top, foi das melhores um barrulho de "Ploc!" mostrando que a cerveja estava bem carbonatada. Um aroma cítrico tomou conta do ar, mostrando que as quase 2 semanas de Dry Hop valeram a pena a espera.
No copo um líquido de cor vermelho acobreado um pouco a mais do que o esperado para o estilo. Uma espuma branca fina de pouca duração mas de persistência longa, ficou uma camada boa acima da cerveja durante todo o jantar.
Na boca o gosto do malte caramelado é perceptível apenas no começo com alguma nota de pão e toffee. Logo vêm a percepção dos lúpulos, um inicio picante temperado dá espaço a uma sensação de amargor cítrico no fundo da boca principalmente com notas de limão e laranja azeda.

Detalhe da cor, Glam Ale ...
Difícil não imaginar ela em um salto alto e maquiagem. 
O que não poderia faltar é a parte do Rock n' Roll, para acompanhar esta delícia foi escolhido uma dos maiores expoentes do estilo Glam Rock. David Bowie! O astro conhecido como "Camaleão do Rock" sempre foi notícia por onde passou. Por volta de 1969 alcançou o topo das paradas britânicas com "Space Oddity" e seu estilo classificado como Folk Pscicodélico. A próxima empreitada de Bowie seria tão bem sucedida com um tom a mais de extravagancia e brilhantismo (de novo, nos dois sentidos).
Entrando de cabeça no Glam Rock, Bowie assumiu figurinos chamativos e apertados, muita maquiagem no rosto, uma aparência andrógina e cabelos alaranjados (como nossa cerveja), não eram os únicos elementos que transpareciam nas apresentações. Muito de teatro e dramaturgia levaram Bowie a incorporar o personagem e se tornar um alienígena no Reino Unido. A sua história seria contada no album The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders From Mars (1972 - RCA). O álbum é conhecido como um dos melhores da década de 70 e seu personagem principal se tornou referencia histórica na cultura pop. Por isso aprecia a Glam Rock com o melhor do estilo você encontra o álbum completo aqui !!

So where were the spiders, while the fly tried to break our balls
With just the beer light to guide us,
So we bitched about his fans and should we crush his sweet hands?...

O saldo final da noite foi o melhor possível. O logo da cerveja ficou muito legal e em breve teremos sorteio de adesivos com para nossos seguidores. A Beer com um corpo médio para leve se mostrou uma bebida amigável e de boa Drinkability, com o amargor persistente e retrogosto agradável. Um pouco mais escura do que o estilo mas a cor ficou marcante e vibrante. O prato principal ficou muito bom com a Beer e o som de fundo tornou a noite mais agradável para a conversa fluir e trazer a tona algumas boas histórias.



Perfil da Poncho Rock Beer - Glam Ale:
Bom demais para uma primeira receita.
Brassada em: 16/05
Engarrafada: 23/05
ABV : 4,7%
IBU  : 25 

EBC: 24 
OG: 1,046
FG: 1,010



Em Breve lançaremos a segunda leva da Glam Rock.
Durante a próxima semana teremos o lançamento de nossa próxima criação ...


... Palpites ? sugestões ? Críticas ?, não deixe de comentar abaixo. 

Até a próxima e deixo vocês com um Abraço do Beer 

Nenhum comentário:

Postar um comentário